quinta-feira, 30 de julho de 2009

Guerreiro Ramos e o desenvolvimento nacional

Entrevista com Márcio Ferreira de Souza

Quem se interessa pelo pensamento de Guerreiro Ramos?

De um modo geral historiadores, administradores públicos e sociólogos. E todos aqueles interessados na temática do pensamento social no Brasil.

O conjunto da obra de Guerreiro Ramos tem como foco o debate em torno do desenvolvimento nacional Daí o interesse que desperta para os interessados na administração pública. Mas é interessante destacar o vinculo, nas suas produções iniciais, entre desenvolvimento e a questão racial. Por esta razão o movimento Negro contemporâneo continua prescindindo da leitura de Guerreiro Ramos para nortear suas reflexões e ações.

Quem foi Guerreiro Ramos?

Guerreiro Ramos é baiano de Santo Amaro da Purificação. De origem simples, menino prodígio, aos 14 anos dava aulas particulares. Fez curso de Ciências Socais e de Direito e foi um membro do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros. Foi deputado Federal. Foi cassado durante o golpe militar e vai para o exílio, onde se dedica à vida acadêmica na Universidade Católica de Los Angeles (EUA).

E o livro Guerreiro Ramos e o desenvolvimento nacional?

Trata-se do resultado de uma pesquisa acadêmica, agora publicada em formato livro. O meu enfoque foi exatamente a problemática do desenvolvimento nacional na obra do Guerreiro Ramos. Ao longo da sua trajetória a forma como aborda a temática vai se alterando e modificando-se. Busquei acompanhar e analisar este processo.

2 comentários:

Wellington disse...

Como faço para adquirir o livro?
Obrigado,
Wellington

Argvmentvm Editora disse...

Entre em contato com nosso setor de vendas através do site:
http://argvmentvmeditora.com.br